sábado, 19 de junho de 2010

Diferentes segmentos escolares e a Gestão Democrática escolar

Em termos antropológicos e educacionais, socializar uma pessoa significa criar um ambiente no qual ela possa aprender uma língua, regras de pensamento conceitual, algo na história da comunidade a que pertence, hábitos práticos necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento, regras morais que regem relações com outros membros da comunidade (BOTTOMORE, Dicionário do Pensamento Marxista, 1988).

A escola possui um papel importante na formação e socialização de crianças, jovens e adultos, devendo proporcionar, nos diferentes espaços/tempo, atividades, ensinamentos e processos participativos para o devido aprendizado e socialização dos seus estudantes.

A escola básica Professor José Brasilício tem uma preocupação em passar valores éticos e morais aos seus estudantes, através de palestras com temas sobre drogas, sexualidade, doenças relacionadas aos hábitos alimentares e outros, auxiliando-os a construir uma sociedade melhor.

O que é gestão democrática?

É uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:

- Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.

- Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.

- Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

A Gestão Democrática é formada por alguns componentes básicos:

- Constituição do Conselho Escolar.

- Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa;

- Divulgação e transparência na prestação de contas;

- Avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleiçãodireta para diretor(a);

O bom gestor deve ser um administrador, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. A qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica são valorizadas juntamente com a gestão democrática e com a participação da comunidade, estar sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro e abrindo os eventos escolares para a comunidade.

O Projeto Político Pedagógico é desenvolvido com o intuito de fazer com que a escola tenha uma gestão democrática compreendendo seu papel político e pedagógico na socialização e formação de pessoas. Sendo assim, o PPP é um processo contínuo, que deve ser formado por decisões coletivas, da reflexão conjunta, agregando interesses de todos os segmentos da escola e conformado com as exigências da realidade atual de cada instituição.

Os responsáveis pelo funcionamento da instituição devem ter o entendimento de que estes objetivos somente serão atingidos coletivamente, com ética, planejamento e compromisso público, sabendo que tudo tem de funcionar de forma igualitária sem promover uns e privar outros.

Na gestão democrática a participação da comunidade é incentivada sempre. A Associação de Pais e Professores (APP) e o Grêmio Estudantil não podem ser apenas espaços formais somente assegurados por lei onde não são levados em conta nem participam das decisões escolares, tanto de caráter pedagógico como administrativo. No caso da escola visitada, Professor José Brasilício, conta com a participação da APP. Porém, os pais normalmente não gostam de se envolver e assumir tais responsabilidades. Por isso, a APP é formada por professores e pais que trabalham na escola e têm seus filhos matriculados na escola. Já o grêmio estudantil é ausente. Os alunos não têm maturidade suficiente para a formação do mesmo, por se tratar de uma escola de ensino fundamental. A comunidade participa da gestão apenas em eventos comemorativos como festa junina, semana de recreação, etc.

Com relação a organização didático-pedagógica, as disciplina de Língua Portuguesa e de Matemática são consideradas as mais importantes em nosa sociedade. Para essas disciplinas há inclusive organização de aula faixas para que professores e educandos tenham mais tempo para aprender e exercitar o assuntos. Contudo as outras disciplinas também são importantes e fazem parte da formação do educando.

A escola professor José Brasilício, pertence a rede estadual de ensino e segue, portanto, suas normas. Com relação ao tempo de duração, as aulas estão organizadas em tempos fixos de 40 minutos, sendo 5 aulas por dia com uma pausa de 15 minutos (recreio).

A escola também dá ênfase às atividades que promovam a criatividade do aluno e o seu relacionamento com os demais colegas, pois são consideradas de grande importância para a socialização do aluno e para o seu desenvolvimento intelectual.

Processos democráticos servem para ensinar alunos, pais, professores, equipe docente e direção, pois, a democracia é aprendida através da experiência, da vivência, do exercício da mesma.


Por Bruna Freitas, Cileide Brasil, Maici Alboleda, Talita Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário