terça-feira, 30 de março de 2010

CONTEXTO ESCOLAR

CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

José Brasilício de Sousa foi um homem muito culto e sua lembrança coaduna com o espírito que uma escola deve transmitir. Brasilício foi músico, maestro e compositor do belo e desconhecido Hino do Estado de Santa Catarina (1890). Durante 25 anos finais de sua vida, foi astrônomo amador. Ganhava a vida como professor de história, geografia e cosmografia. Daí o nome da escola ser "PROFESSOR José Brasilício". E uma faceta desconhecida de sua biografia: Sousa fora adepto do idioma internacional "Volapük”. Homem de muita leitura era colaborador assíduo da imprensa da época, para a qual escrevia artigos sobre variados assuntos, com destaque ao Volapük e à astronomia, sem esquecer a história e a cultura.

O município de Biguaçu, quando da sua fundação em 1833, o território compreendia do atual Rio Carolina, divisa com São José ao Rio Camboriú, atual município de Balneário Camboriú, chegando aos limites da Serra Geral. A onda de desmembramentos para a fundação de novos municípios termina somente na década de 1960, com o desmembramento da região do Alto Biguaçu, atual município de Antônio Carlos e as antigas freguesias de Ganchos e Armação da Piedade, unidas no município de Governador Celso Ramos.

Biguaçu encontra-se muito ligada à capital Florianópolis, seja na questão da oferta de empregos e na educação, onde muitos moradores trabalham e estudam na capital, tornando o município característico de cidade-dormitório, ou mesmo na questão cultural, onde a cultura de base açoriana-catarinense encontra forte expressão.

CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL

As diferenças sociais se fazem presentes e observou-se que a maioria dos alunos pertence a classe média baixa porém essa diferença é pouco notável. Com isso, o acesso aos bens culturais não é limitado, pois a escola possui laboratório de ciências, de informática, biblioteca com diversidade em títulos o que enriquece a bagagem cultural estimulando o senso crítico de cada aluno. Por outro lado, há uma dificuldade com relação às famílias que não conferem importância ao estudo nem a escolarização dos filhos.

O transporte gratuito é um fator importante para o sucesso da escolarização dos jovens, pois através dele o aluno tem acesso facilitado ao colégio.

O município de Biguaçu conta com boa rede de ensino fundamental e médio. A prefeitura tem por hábito garantir o transporte escolar no interior do município e praticamente 100% das crianças em idade escolar estão na escola.

RELIGIAO E ENSINO RELIGIOSO

Como o modo de compreender e agir no mundo originário de uma opção religiosa está presente na produção dos preconceitos, mesmo que a religião predominante entre os alunos do colégio seja católica, a escola não adota nenhuma religião específica. Assim evitam-se conflitos trazidos pelas diferentes culturas religiosas. As aulas de ensino religioso procuram mostrar aos alunos as diferenças entre o certo e o errado, valores morais respeitando a opção religiosa de cada aluno.

ETNIAS NA ESCOLA

Conforme a origem étnica é produzida uma cultura que aproxima ou distancia o estudante da cultura socializada e produzida na escola. A atribuição de uma identidade ao aluno junto com preconceitos étnicos são elementos que levam ao fracasso e a exclusão do aluno da escola.

A escola Professor José Brasilício tem aproximadamente 30 % de alunos afro-descendentes e 70 % de alunos brancos. Não foi relatado casos de preconceitos ou qualquer tipo de constrangimento entre os sujeitos da escola.

O contexto histórico, localização geográfica, composição econômica, opção religiosa, elementos de etnia, são fatores que se agregam a organização escolar e tecem a cultura da escola produzindo conceitos e preconceitos. A escola estudada entende que a igualdade e a educação são fatores primordiais para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.


Por Bruna Freitas, Cileide, Maici, Talita.

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